A estratégia certa para o Branding: que tipo de pessoa sua empresa é?

Pensar em Branding é visualizar ideias abstratas e transformá-las em materiais palpáveis, dar vida a conceitos e materializar o que não se pode ver. Para isso, criar uma pessoa que represente sua marca é fundamental para saber se relacionar com seu público e alcançar os resultados esperados.

Transformar uma empresa na pessoa certa traz resultados incríveis, porque gera uma visão única a respeito do negócio e descobertas que passariam despercebidas em outras situações. Para fazer seu auto desenho, é necessário extrapolar os limites da imaginação, da intimidade com sua própria empresa e até da tradicional missão, visão e valores.

Desenhar a personalidade de uma marca é determinar como ela cumprirá a missão pela qual foi criada, como reagirá à derrota e como comemorará a vitória. É essa personalidade que, diferencia empresas do mesmo segmento, e traz autoridade para o discurso e conquista confiança. Por isso, aqui na Ailes, entendemos que é fundamental estar atento a esses dois pontos principais:

1. O objetivo é representar sua marca, não seu público 🙁

Saiba que a pessoa a ser desenhada deve ser da sua marca, não do seu cliente. Confundir essas duas imagens pode ser um erro fatal, pois, na maioria das vezes, não procuramos pessoas iguais a nós mesmos.

Lembre-se: todo desejo de consumo está ligado ao que um consumidor não tem, ou não é. Ter essa resposta, de maneira honesta e transparente, é mostrar que sua marca tem o que ele precisa.

2. Sua marca não é você, ou seu chefe 🙁

Outro erro muito comum é associarmos a construção da marca em torno da personalidade dos seus proprietários. Essa é uma falha que acontece no início de quase todos os processos de planejamento que realizamos. Durante esse momento, onde procuramos traçar os atributos da marca, é frequente a necessidade de desconstrução, para depois partirmos para a modelagem dessa “pessoa” que irá direcionar os posicionamentos de comunicação da organização. 

3. A Comunicação deve estar 100% alinhada a essa pessoa

Imagina uma pessoa introspectiva e reservada, que Todos os pontos de contato e exposição da sua marca devem estar alinhados de acordo com as características definidas para a pessoa que representará sua empresa.

Entenda que tudo, desde o nome da sua empresa até a música ambiente do seu dia a dia, influencia no cumprimento do seu propósito, na geração de negócios e no bom atendimento aos seus clientes. Por isso, é fundamental que a mensagem transmitida em cada detalhe esteja alinhada a quem você é.

Esse é um panorama geral sobre a importância de cada marca definir sua imagem de maneira única!

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