Facebook para pequenas e médias empresas

Saiba como construir a estratégia certa para ir além dos likes

Mais de dois bilhões de usuários ativos mensais resume a justificativa do porque sua empresa deve estar no Facebook, e principalmente da maneira certa.

A exposição da marca em meio ao que parecia ser uma febre digital passageira foi a grande dúvida da maioria das empresas no início da rede. Porém, graças às grandes proporções de crescimento, a criação e o gerenciamento de páginas passou a ocupar boas fatias dos investimentos em comunicação e marketing de grandes multinacionais e ganhou a atenção especial de pequenos e médios empresários.

Como a sua empresa é vista?

Disputar a atenção de quase 2 milhões de pessoas por dia requer muito mais do que publicações informais e desejos de ótima semana. Para ser vista e lembrada, a marca precisa de uma atuação sólida, alinhada à sua identidade e ao seu discurso, que transmita uma mensagem de segurança e agregue valor ao seu negócio.

Em outras palavras, a página de uma empresa precisa mostrar quem ela é e valorizar seus diferenciais. Para isso, é fundamental ter uma estratégia de conteúdo e gerenciamento que sirva de base para publicações e contato com o público, por exemplo, através de mensagens e comentários.

Não limite seu sucesso aos números

Estabelecer uma frequência de postagens, padrões visuais e editorias de conteúdo que expressem o melhor que a empresa pode oferecer aos seus clientes, em termos de produto, atendimento e informações de interesse comum são os primeiros passos para ter uma página de sucesso dentro da rede.

A forma como você vai medir esse sucesso, porém, faz toda diferença. Muitas vezes, grandes números de curtidas, comentários e compartilhamentos apenas trazem euforia através de técnicas que visam quantidade, ao invés de qualidade.

Para medir resultados, é preciso definir objetivos. Em geral, empresas b2b precisam ser vistas e reconhecidas por transmitirem segurança e profissionalismo, para alcançarem resultados a médio e longo prazo, em processos de concorrência e redes de negócios. Nesses casos, uma atualização constante e estratégica é muito mais eficaz do que publicações vazias e virais.

Em outros casos, a rede pode ser utilizada como canal de relacionamento e fidelização dos atuais clientes. Números de empresas que possuem um público muito específico podem não ser empolgantes a primeira vista, porém, pequenas oportunidades podem ser chances valiosas para oferta de novos serviços e estreitamento de relações.

Entender quem é sua empresa, onde ela quer chegar e qual é a identidade e o comportamento do público com quem ela se relaciona dentro e fora do Facebook determina como a sua marca aproveitará as oportunidades únicas que a rede oferece.

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