fbpx

Identidade: talvez você não saiba o que significa!

By admin-@iles Uncategorized Sem comentários em Identidade: talvez você não saiba o que significa!

Identidade: talvez você não saiba o que significa!

Toda empresa tem uma identidade e confundi-la com a expressão visual de um logotipo é uma grande erro. Isso porque a identidade empresarial é a única ferramenta que determina certos detalhes e níveis da atuação corporativa.

A verdadeira identidade de uma empresa está presente em diferentes cenários, além do logotipo: as cores das paredes, a apresentação do atendimento e até a abordagem de cada cliente. Juntas, essas e as demais características que vamos apresentar, são as responsáveis por construir o RG da empresa na mente das pessoas.

Uma identidade bem construída é o que faz com que a empresa seja reconhecida segundo seus objetivos, uma vez que todo o seu ambiente interno e externo trabalha para manifestar a mesma ideia. Nas mesmas proporções, qualquer deslize do conceito transmitido pode gerar rejeição e até o rompimento do relacionamento com esse público.

A importância da identidade fica ainda mais clara no dia a dia. É engraçado como pessoas próximas são capazes de prever nossas atitude e reações em diferentes locais e situações, o que é fruto de uma intimidade construída ao longo do tempo, que vai além da imagem externa. No ramo empresarial, funciona da mesma maneira e é exatamente aí que muitos empresários se perdem. 

Mais do que se preocupar com a cor, a letra, as paredes e tudo aquilo que é visível, é necessário pensar no que está por trás de cada escolha: quem é a minha empresa e como eu quero que ela seja vista pelo meu cliente.

Do nome da organização à qualidade do papel toalha no banheiro, tudo fala pela empresa e gera diversas percepções e achismos. Se não houver uma estratégia bem definida, grandes investimentos podem escorrer pelo ralo. Um cliente que encontra coerência entre o que é falado pela empresa e seu posicionamento tem grandes chances de voltar. Já o contrário, raramente acontece.

Na prática

Uma identidade bem feita gera uma imagem sólida, que auxilia a gestão de todas as etapas do desenvolvimento do negócio, inclusive, nas reclamações.

A Smart Fit é um bom exemplo. A rede de academias pertence ao grupo Bio Ritmo e é comum encontrar reclamações da sua estrutura de professores, uma vez que a sua identidade não prevê esse atendimento mais humano. A proposta é oferecer uma estrutura de aparelhos de primeira linha para quem já sabe treinar, à um custo relativamente baixo. Quem busca um atendimento diferenciado, deve procurar outra academia, como a própria Bio Ritmo, com um custo de atendimento equivalente.

 

Esse é um exemplo claro de duas identidades diferentes, que utilizam métodos e discursos personalizados para resolver o mesmo problema. Qualquer tipo de comparação ou disputa entre elas geraria um naufrágio, uma vez que suas características são distintas entre si e, por isso, cada uma ocupa uma fatia diferente de mercado.

Certo e errado? Não existem. Acertar é ser autêntico, ter uma identidade clara e fazer seu melhor, segundo quem você é e qual é a sua missão.

  • Share:

Leave a comment