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O velho que faz toda a diferença!

By admin-@iles Uncategorized Sem comentários em O velho que faz toda a diferença!

Na era da tecnologia e da hiperconectividade, buscar uma comunicação mais próxima através de velhas maneiras pode fazer toda diferença

A cada ano, números comparativos de períodos anteriores mostram os resultados de nossos esforços, positivos e negativos. Nesse cenário, temos uma cultura que valoriza grandes crescimentos e ignora pequenos números que, na verdade, podem esconder grandes conquistas, principalmente quando o ticket médio possui um valor muito alto.

Com frequência, vemos clientes em busca de estratégias mágicas para que seus negócios tenham crescimentos exponenciais e assim, adiam pequenas atitudes que geram retorno crescente e contínuo em suas receitas.

Apenas uma pequena parcela das empresas que atendemos investe no relacionamento com sua carteira atual de consumidores. Uma das principais falhas de cerca de 70% delas é a falta dessa comunicação, o que leva muitos negócios por água abaixo.

Quem quer crescer precisa investir em uma estratégia de relacionamento e ainda que existam muitas maneiras para criar e gerenciar esse vínculo, o resultado será sempre o mesmo: fidelização.

Via correios, telefone ou internet, estar vivo na memória do seu público é essencial para um crescimento sustentável. Na prática, existem muitas formas de se relacionar com baixos investimentos. Veja algumas delas:

Mala Direta

Ótimo canal de comunicação, se bem elaborada. Para quem se atenta ao custo de produção e envio, dependendo do ramo e do alcance regional da empresa, a comunicação por cartas pode ser uma excelente rotina no mundo de hoje, em que o papel dá lugar ao digital.

Na prática: uma loja de moda feminina pode substituir uma mala direta impressa e informal por uma estratégia pessoal de carta manuscrita, com uma mensagem elaborada e um detalhe artístico, em um papel perfumado. Sem dúvidas, ações desse tipo fogem do comum e geram impactos positivos nesse relacionamento.

Telefonema

Há uma publicação no Facebook que diz: em tempo de Whatsapp, ligação é prova de amor.

Receber uma ligação impessoal e sem qualquer tipo de vínculo é muito chato, porém, demonstrar preocupação e atenção, além do interesse no consumo, garante que a lembrança permaneça.

Na prática: uma academia que, ao notar a ausência prolongada de seus alunos, ligue para saber se está tudo bem e se houve algum problema para afastá-los dos treinos, constrói uma nova ponte de relacionamento e sai da tradicional renovação de planos para um nível de cuidado real com seu público.

E-mail

Enviar um e-mail ainda apresenta uma boa taxa de retorno e de alcance, com base nos investimentos necessários. Desenvolver uma estratégia de conteúdo exclusiva para seu mailing pode conquistar o que foi levado pela crise. 3% a mais nas vendas mensais podem ser a diferença entre o crescimento e a estagnação anual.

E, embora haja uma enxurrada diária de e-mails em nossas caixas postais, um conteúdo relevante, além de uma simples oferta, desperta interesses e pode ser o diferencial que seu cliente espera.

Na prática: um Pet Shop que desenvolve uma estratégia de conteúdo com base no tipo de animal do seu mailing e fornece dicas de cuidados e produtos para esses animais gera uma condição de proximidade e cuidado.

Enfim, existem diversas possibilidades para serem exploradas. O principal é investir em uma boa dose de planejamento e criatividade para manter ativo do maior bem da sua empresa, o relacionamento com seus clientes.

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