Por que você precisa voar?

Se você tem uma empresa, existe uma realidade que precisa conhecer

Onde a sua empresa quer chegar? Se a meta é crescer, você precisa voar. Isso significa que se destacar em meio ao mercado que você atua é fundamental. Essa é a hora de sair do chão e nós temos algumas dicas de bordo para te dar! 

Uma pesquisa feita pelo IBGE no ano passado (2018), mostra que por três anos seguidos, mais empresas foram fechadas que abertas no nosso país. E tem mais: 2016 marcou o ano com menor índice de entrada de novos negócios desde o início do levantamento, que começou em 2008. 

E para finalizar essa parte informativa, a pesquisa mostrou ainda que há dois anos, apesar de 85,5% das empresas serem sobreviventes (com mais de um ano de existência), apenas 38% estavam na ativa há 5 anos.

E o que isso significa? Por aqui, não acreditamos que a maioria dessas empresas não tinha um bom produto ou serviço a oferecer, muito pelo contrário. A criatividade é marca registrada do nosso país e existem pessoas capacitadas no que fazem.

A grande questão é: qual é a chave para ir além da sobrevivência e crescer?

Diante desse cenário e com base em uma análise feita pelo SEBRAE sobre sucesso e fracasso das empresas nos 5 primeiros anos de vida (link disponível no final), separamos três dicas de bordo decisivas para fazer sua empresa voar. Dá uma olhada:

  1. Saiba quais as demandas reais do seu negócio

Do que você precisa para entregar um produto de qualidade? Qual é a despesa para seu negócio funcionar? De quantos clientes você precisa para essa conta fechar no fim de cada mês? Como você vai alcançá-los? E se algo der errado, qual o plano B?

Parece óbvio, mas a falta de planejamento ainda é a razão principal do fechamento da grande maioria das empresas no período de sobrevivência ou nos seus 5 primeiros anos.

Buscar saber quais as informações necessárias para o seu negócio funcionar e colocar cada uma delas na ponta do lápis é fundamental.

  1. Descubra sua persona da maneira certa

Definir seu público apenas em gênero, idade e localização é uma prática que ficou para trás. Cada vez mais, essas são informações secundárias.

Em dias de públicos tão diversificados entre si, a maneira mais eficaz de definir com quem você vai conversar é entender qual é o problema que a sua empresa soluciona. 

A partir daí, você consegue definir informações essenciais para qualquer ação de vendas: qual o perfil das pessoas que possuem esse problema, onde elas estão, como procuram uma solução e muito mais.

  1. Entenda de verdade o que é empreendedorismo

Você sabia que um dos significados da palavra empreender é ‘decidir realizar tarefa difícil e trabalhosa’ ou ‘e. uma travessia arriscada’?

Ninguém coloca em prática uma decisão importante da noite para o dia. Decidir realizar algo difícil requer planejamento, estratégia, atitude e preparo, inclusive para reagir a situações inesperadas.

A cada nova empreitada, é necessário amadurecer a ideia, buscar as melhores peças, analisar o manual e construir o avião da maneira certa, não apenas levantar voo por aí. 

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