Como fazer growth marketing de verdade

Toda empresa quer crescer, mas fazer isso de forma rápida, exponencial e sustentável não é nada fácil. Já há alguns anos temos ouvido falar sobre growth marketing, uma estratégia que tem levado empresas a marcar todas essas caixinhas que mencionamos – mas como?

O movimento das startups, empresas de tecnologia e novos modelos de gestão passaram e transformaram como o marketing acontece, e o growth marketing entrou para essa lista.

Mais do que nomes bonitos para coisas que já conhecemos, quando falamos de growth (que significa “crescimento”), estamos aplicando conceitos que não são tão novos, mas que acrescentam àquilo que vemos no marketing tradicional.

Mesmo assim, queremos esclarecer o que growth marketing realmente significa, e como sua empresa pode se beneficiar com isso.

Achou interessante? Então vamos para nosso guia sobre growth marketing!

No artigo de hoje você vai encontrar:

O que é growth marketing?

Growth marketing é uma ideia derivada do conceito de growth hacking. Na prática, essa é uma estratégia e um mindset de marketing focado em resultados baseado em dados e inovação.

Essa abordagem de se fazer marketing tem como base dados reais e experimentação constante para garantir resultados exponenciais no crescimento da empresa.

Se fossemos resumir growth marketing em três palavras, elas seriam: resultados, dados, inovação.

Como falamos no começo do artigo, “growth” é crescimento, e “hacking”, tem a ver com experimentação, encontrar brechas e oportunidades para se chegar a um resultado. No caso do growth marketing, isso acontece através das ferramentas que o marketing fornece.

Um pouquinho de história

Ok, o growth marketing veio do growth hacking, mas de onde o growth hacking veio?

Tudo começou em 2010 com esse post do Sean Ellis. Na época, as startups estavam se popularizando cada vez mais e seu crescimento acelerado precisava de profissionais que soubessem lidar com essa velocidade.

Sean tinha sido o primeiro responsável pelo marketing do Dropbox, e quando saiu, percebeu que não existiam profissionais que fizessem marketing da forma que ele fazia, e que isso era uma necessidade no mercado.

Para ele, o profissional de growth é aquele que é guiado e responsável pelo crescimento da empresa, e faz de tudo pra chegar lá.

As diferenças entre growth marketing e marketing tradicional

Se colocarmos o marketing tradicional ao lado do growth marketing, veremos algumas diferenças, mas talvez esse tipo de comparação não seja o melhor caminho.

O problema é que o growth marketing é uma maneira de fazer marketing, ou uma mentalidade que guia o profissional que usa as ferramentas do marketing para buscar crescimento exponencial.

Mesmo assim, se for para analisar os dois, podemos achar algumas diferenças entre os estilos. Os dois pontos principais que podemos destacar são: a cultura de experimentação e a busca por resultados.

Enquanto empresas que fazem marketing da forma tradicional acabam escolhendo os mesmos caminhos para a solução de problemas, estratégias de growth marketing buscam novas soluções que tragam resultados.

O growth marketing testa. Se não funcionar, muda a estratégia. Com isso, podemos ver o growth muito mais focado em resultados e análise desses resultados, sempre buscando métricas que indiquem o que deu certo e o que não deu, para aplicar nas próximas soluções.

Mas é importante deixar claro que o growth é realmente um mindset diferente na hora de fazer marketing, e não um substituto ou uma nova ciência por si só.

As características essenciais do growth marketing

Dito tudo isso, o que caracteriza o growth marketing? Ou o que uma equipe que tem essa mentalidade faz?

Crescimento é o norte

Como está no nome, o profissional de growth busca o crescimento da empresa e se torna responsável por ele. O objetivo máximo é trazer esses resultados.

Objetivos alinhados e definidos

Falamos bastante sobre experimentação, mas isso não quer dizer que quem trabalha com growth marketing sai testando coisas por aí sem rumo. 

Tudo tem que estar alinhado com os objetivos da empresa, com métricas e KPIs bem definidos para guiar os processos de desenvolvimento. Sem isso, não faz sentido testar.

Esses objetivos muitas vezes têm a ver com aumentar as vendas ou conseguir mais leads para o negócio, mas podem estar relacionados à processos internos, retenção de clientes e muito mais.

Experimentação e testes

O growth marketing encoraja ideias novas para problemas reais. A busca pelas chamadas “alavancas”, que são maneiras de conseguir crescimento desproporcional ao esforço aplicado, são a base dessas experimentações.

Testes A/B, novas ideias e soluções criativas são bem vindas, sempre buscando o crescimento e o alcance dos objetivos estabelecidos.

Dados e mais dados

A tecnologia é essencial no growth marketing. A análise de dados sobre praticamente tudo se tornou possível graças às ferramentas que estão disponíveis hoje no mercado.

Métricas do Google Analytics, engajamento nas redes sociais, taxas de conversão, entre muitas outras fontes de dados são usadas para mensurar resultados e gerar insights sobre o que está acontecendo com seu consumidor e o que pode ser feito em relação a isso.

Equipes multidisciplinares

Apesar de ter “marketing” no nome, as equipes de growth precisam ser multidisciplinares. É muito comum vermos engenheiros, profissionais de marketing, economistas e até psicólogos atuando no crescimento das empresas.

Cada profissional traz uma visão diferente sobre os problemas, e juntos são capazes de propor soluções criativas e assertivas para gerar crescimento.

Aprendizagem constante

Quem trabalha com growth marketing precisa estar sempre atualizado nas tendências do mercado, em novas ferramentas, redes sociais, etc. Em um mundo de mudanças rápidas, quem está de olho no que está acontecendo está sempre em vantagem.

Como colocar o growth marketing em prática com o modelo GROWS

Se você quer começar no growth marketing, seja na empresa que trabalha, com uma agência de marketing ou em um projeto pessoal, você não precisa de uma equipe enorme ou um orçamento milionário. Existem alguns princípios que podem ser colocados em prática em todo projeto de growth.

Vamos usar como base o modelo GROWS, que também se baseia no método científico para propor soluções de crescimento. O GROWS é uma sigla em inglês que propõe um ciclo de 5 passos para cada experimento.

Os passos são os seguintes:

Gather ideas (Reunir ideias)
Rank ideas (Priorizar as ideias)
Outline experiments (Esboçar e planejar o experimento)
Work (Trabalhar no experimento)
Study the data (Estudar os dados)

Vamos explorar uma parte de cada vez.

Reunir ideias

A partir da análise do negócio, o primeiro passo para um experimento é fazer um brainstorming de ideias.

Algumas perguntas que podem iniciar esse processo:

A partir disso, cada profissional pode vir com uma lista de experimentos que podem ser conduzidos.

Priorizar as ideias

É impossível colocar todas as ideias em prática de uma vez. Para resolver esse problema, fazer um ranking baseado em facilidade de implementação, rapidez ou possibilidades de resultados é um caminho para decidir o que fazer primeiro.

Mesmo assim, as outras ideias são mantidas em um backlog para experimentos futuros após a conclusão do projeto atual.

Esboçar e planejar o experimento

Depois de escolher o projeto, o planejamento serve para definir os KPIs e o mínimo produto viável. Essa fase é importante para saber o que esperar, como tudo será feito e quais as métricas que precisam ser observadas.

Trabalhar no experimento

Agora vem a parte mais divertida: colocar tudo em prática. Essa fase pode demorar mais ou menos dependendo do experimento, mas deve ser feita conforme aquilo que foi planejado.

É comum que as empresas usem estratégias de metodologias ágeis para conduzir os projetos, com sprints, project managers, etc.

Estudar os dados

Por fim, ao término do experimento, uma das partes mais importantes é analisar os dados e estudar os resultados do projeto, para determinar se foi ou não bem sucedido e levar o conhecimento adquirido para o próximo experimento.

É importante frisar que nem todos os experimentos dão certo, e isso é esperado! Parte da cultura de inovação é comemorar o que dá certo e o que dá errado, porque sempre é possível aprender algo com o que foi feito.

Esse ciclo do modelo GROWS é interminável, e pode ser feito para cada experimento que for escolhido.

Colocando isso em prática é possível começar a ver resultados com o growth marketing, mesmo em projetos e equipes menores, sem investir muito. Conforme a equipe for ganhando autonomia dentro da empresa, experimentos maiores começam a ser feitos.

Conteúdos para mergulhar de cabeça no assunto

Se você quer aprender mais sobre o mundo de growth, temos algumas recomendações de conteúdo para você, olha só:

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