Vale a pena contratar uma agência de comunicação?

Agência de marketing, agência de comunicação, agência de publicidade. São tantos nomes que às vezes fica difícil entender exatamente o que eles significam e se realmente vale a pena contratar uma agência de comunicação para sua empresa.

Nesse artigo queremos explicar exatamente o que é uma agência de comunicação, o que ela faz e se sua empresa pode se beneficiar de trabalhar com uma.

Vamos lá?

Sumário:

O que é e o que faz uma agência de comunicação?

Começar um negócio não é tarefa simples. Toda empresa que nasce precisa desenvolver um bom produto ou serviço e se destacar no mercado para sobreviver.

Porém, o sucesso vai muito além de um bom produto. Quem quer se manter e crescer precisa de comunicação e marketing. Muitas empresas preferem fazer isso internamente, enquanto outras preferem contratar uma agência de comunicação.

Mas o que é uma agência?

Uma agência é uma empresa especializada em marketing e comunicação, que trabalha com profissionais de diversas áreas (designers, desenvolvedores, redatores, estrategistas de marketing, entre outros), para gerar resultados para seus clientes.

Uma agência faz bastante coisa para alcançar esses resultados. Apesar de existirem agências que focam em uma ou duas dessas atividades, separamos 7 pontos que uma agência full service precisa cumprir, olha só:

1) Branding

Quando falamos de branding, a maioria das pessoas pensa em logos, mas essa é uma resposta incompleta.

O branding pode ser traduzido como “gestão de marca”, e vai muito além do logo, o branding é a essência da sua marca: sua voz, seu posicionamento estratégico, seu público-alvo, propósito, valores, missão, etc.

Na hora de contratar uma agência de comunicação, procure por empresas que vão cuidar da criação da sua marca de forma aprofundada, analisando seu público, conhecendo sua visão e traduzindo isso em um projeto completo.

2) Identidade visual

A partir da criação da marca, uma agência precisa colocar isso no papel. A identidade visual precisa refletir o branding, ou seja, precisa ser uma manifestação da essência da sua empresa.

Ter uma identidade visual que não condiz com a imagem que você quer passar gera confusão e não ajuda sua empresa a alcançar seu público. Para isso, uma agência precisa pensar no logo, cores, tipografia, papelaria e materiais gráficos relacionados à sua marca.

A criação de uma identidade visual precisa passar pelo briefing e pelas referências passadas pelo cliente. Isso faz com que essa identidade não só seja agradável visualmente, mas realmente seja uma manifestação do branding.

3) Criação do site

O que você faz quando precisa comprar algo ou contratar algum serviço? Provavelmente pesquisa no Google, assim como a maioria das pessoas. Na verdade, 81% das pessoas que precisam adquirir algum produto vão pesquisar na internet antes de tomar uma decisão.

A pergunta é: o que seus clientes encontram quando te pesquisam no Google? Ter um site – na verdade, um bom site – é indispensável hoje em dia.

Muitas empresas pensam em contratar uma agência de comunicação que crie sites, e esse é um dos principais pontos na hora de escolher. Um site precisa ser visualmente agradável, rápido e funcional, destacando seu produto e serviço.

4) Estratégia de comunicação e marketing

Essa é uma das principais tarefas de uma agência de comunicação, mas nem todas atuam com essa estratégia.

A comunicação só traz resultados se for uma comunicação estratégica. O marketing precisa ser focado em resultados, e todos os esforços precisam ser voltados a isso, buscando compreender seu público, os canais que ele usa e criar soluções personalizadas para seu negócio.

5) Performance e crescimento

Como falamos acima, uma agência precisa ser orientada a resultados. O growth marketing é uma visão que coloca o marketing como central para o crescimento da empresa.

Analisar os dados das redes sociais, engajamentos, anúncios, etc. é necessário para garantir que as estratégias usadas estejam gerando resultados, ou se precisam ser mudadas.

6) Gerenciamento de mídias sociais

As redes sociais são um dos principais meios de marketing digital. Apesar de terem sido pensadas para o uso de pessoas, mais e mais empresas começaram a usar essa ferramenta para se relacionar com seus clientes e gerar mais negócios.

Ter uma presença digital não é mais um diferencial, mas é preciso fazer certo. Não basta só promover seus produtos ou serviços, as redes sociais foram feitas para se relacionar, e uma agência precisa saber criar estratégias para isso.

7) Inbound marketing e estruturação das estratégias de vendas

As empresas precisam vender, e uma agência de marketing trabalha para que isso aconteça.

Uma estratégia de inbound marketing posiciona sua empresa na internet para atrair clientes, em vez de ir atrás deles. Usando um funil de marketing bem estruturado, é possível mapear a jornada de compra do seu público alvo e criar estratégias para que sua empresa apareça primeiro no Google usando SEO.

Além disso, uma agência de comunicação e marketing também trabalha em estratégias de prospecção de clientes e um funil de vendas, colocando as ferramentas digitais para alcançar mais oportunidades para seu negócio.

Esses são os principais serviços que você precisa ter em mente na hora de contratar uma agência de comunicação, para ter certeza que ela irá atender o que sua empresa precisa.

Vale a pena contratar uma agência de comunicação?

Agora que você sabe quais suas principais funções, a pergunta é: será que vale a pena contratar uma agência de comunicação?

Essas são as principais vantagens de se optar por trabalhar com uma agência:

Mais vendas e leads

Contratar uma agência de comunicação é uma das principais formas de aumentar as vendas do seu negócio. Uma equipe especializada cuidando do seu processo de aquisição de clientes, marketing e comunicação irá trabalhar com as principais ferramentas disponíveis para trazer mais vendas para a empresa.

Um funil de marketing e um funil de vendas estruturados e estratégias automatizadas de prospecção e captura de leads são pontos essenciais para conseguir mais negócios, e uma agência de comunicação trabalha exatamente nisso.

Crescimento real e mensurável

Como já mencionamos, o marketing é central para o crescimento da empresa. Desde a atração de mais clientes, até o posicionamento de mercado e o aumento do ticket médio, é preciso ter isso em mente ao contratar uma agência de comunicação.

A parte boa é que as ferramentas disponíveis hoje fornecem dados importantes que são essenciais para analisar o que está funcionando e o que não está, o que garante que a agência use as melhores estratégias para o seu negócio.

Linguagem que fala com o seu perfil ideal de cliente

Parte da estratégia de marketing é traçar personas. As personas são “perfis” do seu cliente ideal, que detalha suas dores, desejos e quem ele de fato é.

A partir disso é possível posicionar sua marca de uma forma que fale diretamente com esse cliente, e toque nos pontos que ele precisa ouvir, o que resulta em uma proximidade com esse cliente e a satisfação dele.

Aumento do seu ticket médio

Uma boa comunicação e um marketing eficiente aumentam a percepção de valor da sua marca e seus produtos. Quando isso acontece, novos clientes estão dispostos a pagar mais pelo que você oferece.

Redução de custos

Contratar uma agência de comunicação custa menos do que manter um setor interno na empresa. No curto, médio e longo prazo, contratar os serviços de uma agência é mais vantajoso financeiramente. Desde que seja uma boa agência, é claro.

Otimização do tempo

Ter uma equipe externa cuidando do marketing e da comunicação da sua empresa abre espaço para seu time se concentrar no centro do seu negócio, seu core business, o que faz toda a diferença.

Destaque no mercado e vantagem competitiva

Por fim, contratar uma agência de comunicação te dá vantagem sobre seus concorrentes. Apesar de não ser algo opcional, muitas empresas ou ainda não entenderam a importância do marketing, ou acham que é muito caro. 

Uma estratégia bem estruturada de marketing pode ser o que faz um cliente escolher sua empresa em vez de seu concorrente. Em mercados mais competitivos, é ainda mais importante conseguir vantagens para se manter na frente.

No geral, contratar uma agência de comunicação é bastante vantajoso, em todos os aspectos, já que é uma solução que engloba áreas de extrema importância para as empresas.

Uma solução em comunicação e marketing para sua empresa

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